Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page


Rating: 3.0/5 (129 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página





Recadastramento Biométrico

Recadastramento Biométrico

Joãozinho Pereira sugere ao TRE mudanças

no recadastramento biométrico

 

      A forma como está sendo feito o recadastramento biométrico dos eleitores alagoanos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi criticada pelo deputado Joãozinho Pereira (PSDB), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta quarta-feira, 8. O trabalho, segundo o deputado, tem sido feito fora do domicílio dos eleitores, o que pode inviabilizar a presença de muitos no recadastramento, por falta de condições financeiras.

      O recadastramento biométrico está sendo feito em algumas cidades alagoanas, principalmente naquelas consideradas pólos. “Fiquei preocupado ao ouvir uma nota em uma rádio de Arapiraca, convocando os eleitores dos municípios de Craíbas, Lagoa da Canoa e Feira Grande para se cadastrarem no município de Arapiraca, por isso dei entrada hoje em um requerimento, para ser encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral, propondo que o trabalho seja feito em cada município. A questão não é sair de Feira Grande, é sair de um povoado de Feira Grande, que já faz divisa com São Sebastião para fazer o recadastramento em Arapiraca. Será que o eleitor vai sair de casa para fazer isso?”, indagou.

     Joãozinho quer sugerir que a Justiça eleitoral faça o recadastramento na sede da zona eleitoral de cada um dos 102 municípios alagoanos, para que o trabalho possa dar resultado. “Tenho certeza de que o Tribunal Regional irá adotar essa medida, reduzindo, assim, os gastos. É preciso que o trabalho seja feito em parceria com as prefeituras e com os partidos para que alcance seu objetivo”, acrescentou Joãozinho Pereira.

      Em aparte, o deputado Ronaldo Medeiros, líder do PT, apoiou a iniciativa do deputado tucano, alertando ainda que, se não houver uma maior mobilização por parte dos partidos políticos, câmaras municipais e até mesmo dos prefeitos, ‘a expectativa é de que na eleição do próximo ano menos de 50% dos eleitores compareçam às urnas’. Já o deputado Jeferson Morais (DEM) sugeriu que o TRE faça uma maior propaganda do recadastramento, a fim de informar melhor os eleitores. “Não existe nenhuma campanha para incentivar os eleitores a fazer o recadastramento”, disse Morais.

      Os deputados Ricardo Nezinho (PTdoB), Dudu Holanda (PMN) e João Henrique Caldas (PTN), em aparte, também apoiaram a iniciativa do deputado Joãozinho Pereira.